fbpx
(062) 3414-7861                     Av. Deputado Jamel Cecilio, 3455 - Sala 406 - Qd.09 Lt.2E - Jardim Goiás – Goiânia/GO contato@grupoanexo.ind.br

Ao analisar os sistemas solares disponíveis, certamente você se deparou com dois sistemas, off-grid e on-grid e ficou na dúvida de qual o melhor para você. Vem comigo que te explico!

Afinal, o que é sistema Off-Grid e On-grid

Sistema On-Grid

O sistema on-grid trata-se daquele sistema onde o consumidor produzirá sua própria energia, mas, naqueles momentos de baixa produção, seja por longos períodos de chuva e baixa iluminação solar ou por ausência total do sol, no caso de se tratar do turno da noite, o sistema estará pronto para utilizar a rede vinda da distribuidora. Além disso, tendo o o benefício da Geração Distribuida que já falamos em outro post, mas recaptulando, trata-se que, se a produção de energia for maior que a consumida naquela unidade consumidora, o proprietátio possuirá um crédito com a consecionária.

Outro benefício é o investimento ser menor, por não precisar de baterias.

Sistema Off-Grid

O sistema off-grid trata-se daquele sistema onde o consumidor produz 100% de sua energia, não tendo nenhum vinculo com a concessionária. Toda a produção feita nesse sitema é armazenda em baterias.

Ele é ideal para lugares mais remotos, onde a rede de distribuição de energia tradicional não chega. E, apesar de possuir um custo maior, devido as baterias, ele possui um maior grau de economia.

Vantagens e Desvantagens dos Sistemas

O sistema off-grid não possui nenhuma ligação com a rede pública, então, qualquer falha de distribuição não afetará seu uso, pois receberá energia oriunda dos abastecimento das baterias.

O sistema on-grid possui 30% a mais de eficiência, além de possibilitar o acúmulo de créditos, porém, se ocorrer algum problema na rede de distribuição pública, o sistem on-grid será atingido.

Então, qual devo escolher?

Para você escolher qual o melhor sistema que irá te atender, você deve levar em consideração suas necessidades, localidade, custo x benefícios e o quais são suas expectativas com esse investimento, e qual o desejo se quer um produção mais independente ou uma que conta com o “apoio” da rede pública.