fbpx
(062) 3414-7861                     Av. Deputado Jamel Cecilio, 3455 - Sala 406 - Qd.09 Lt.2E - Jardim Goiás – Goiânia/GO contato@grupoanexo.ind.br

Como sabemos, o consumo de energia elétrica varia durante o dia. As vezes alto, as vezes baixo. Você sabia que isso influencia na produção da sua empresa?

Antes de entendermos, precisamos relembrar a diferença de demanda e consumo, você pode ler o artigo completo clicando aqui: Entenda a Diferença de Consumo e Demanda Energética 

 

Demanda x Consumo

O consumo de energia é a quantidade efetivamente utilizada em uma unidade consumidora e é medido em kWh (quilowatt-hora) ou MWh (megawatt-hora).

A diferença entre consumo e demanda de energia é que o consumo é acumulado ao longo do período de uso, então o valor da conta de energia é proporcional ao volume energético consumido em um mês.

De forma simplificada, demanda é a potência necessária para contemplar a unidade consumidora e consumo é quanto de potência é utilizada ao longo do tempo.

Por isso, a sinalização de demanda é kW ou MW e consumo é em kWh ou MWh.

Horário de Ponta

O horário de ponta é considerado o horário de 3 horas consecutivas, geralmente das 18h às 21h excluindo sábado, domingo e feriados. Nesse período, geralmente o preço costuma ser o triplo do que geralmente é cobrado em outros horários. O horário de ponta é definido por cada concessionária, então, pode ser que na sua região seja diferente desse apresentado, ok?

Como esse período é o de maior consumo e demanda, essa diferença de valor tem como objetivo reduzir o pico para não sobrecarregar as linhas de transmissão, evitando assim uma possível crise energética causada por sobrecarga.

O motivo para esse aumento é a iluminação pública sendo acionada, várias luzes residenciais ligadas, aparelhos elétricos sendo utilizados na maioria das residências, chuveiros e afins.

Horário Fora de Ponta

O horário fora de ponta pode variar conforme a concessionária. Geralmente o intervalo é das 00:00 às 17:59 e das 21:00 as 23:59.

Nesse intervalo não ocorre aumento da tarifa energética ou acréscimos da demanda, pois o intuito é que ocorra um aumento na utilização nesse período, tendo em vista que há um menor fluxo de consumo.

Tarifa Horosazonal

De acordo com a Aneel trata-se de estrutura caracterizada pela aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e de demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano, conforme especificação a seguir:

a) Tarifa Azul: modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de tarifas diferenciadas de demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia;

b) Tarifa Verde: modalidade estruturada para aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de uma única tarifa de demanda de potência.

Entendendo isso, os consumidores de alta tensão precisam solicitar às concessionárias qual o tipo de tarifa horosazonal vão fazer parte de acordo com o planejamento de perfil de consumo.

A importância de entender esses períodos para sua empresa

Como vimos, se não tiver um planejamento sua empresa pode pagar uma fatura três vezes maior do que o necessário.

Além disso, esse conhecimento pode otimizar os processos e as operações de seu negócio.

Consulte um especialista!