fbpx
(062) 3414-7861                     Av. Deputado Jamel Cecilio, 3455 - Sala 406 - Qd.09 Lt.2E - Jardim Goiás – Goiânia/GO contato@grupoanexo.ind.br

O Brasil possui dois ambientes de contratação de energia, sendo eles ACR – Ambiente de Contratação Regulada e o ACL – Ambiente de Contratação Livre.

O Ambiente de Contratação Regulada é formada por consumidores cativos, isto é, clientes que compram energia através de concessionárias. Os clientes mais comuns são residências e pequenas empresas. Nesse mercado, as tarifas são reguladas pelo governo. O pagamento é feito mensalmente, nessas tarifas estão inclusas o serviço de distribuição e a geração de energia.

Os valores nesse mercado sofre influências pelo sistema de bandeiras tarifárias. Onde, quando as condições de geração de energias são consideradas desfavoráveis, as tarifas se tornam mais caras.

O Ambiente de Contratação Livre é onde o consumidor pode realizar a negociação direta entre as geradoras e comercializadora de energia. Nesse ambiente, também conhecido como Mercado Livre de Energia, possui dois tipos de clientes. O consumidor especial e o consumidor livre.

O consumidor especial é aquele que têm demanda entre 500 kW e 1,5 MW.
O consumidor livre é aquele que têm demanda mínima de 1.500 kW.

Caso o consumidor queira participar do mercado livre de energia, mas, não tenha demanda suficiente para operar sozinho, é possível realizar uma união com outras unidades consumidoras para atingir o nível mínimo de 0,5 mW.

Principais diferenças

 

Poder de escolha

ACR: O consumidor adquire a energia diretamente na concessionária de sua região.
ACL: O consumidor possui liberdade para negociar diretamente com geradoras e comercializadoras.

Custos e Desperdícios

ACR: As tarifas são reguladas pela Aneel.
ACL: Os prazos de pagamento e valores são negociados livremente. Podendo ter mais de 30% de economia.

Previsibilidade

ACR: Não possui muita previsibilidade, tendo em vista que a bandeira tarifaria é influenciada devido ao clima.
ACL: Com contratos a longo prazo, a variação de preços podem ser evitados.

Flexibilidade

ACR: Quantidade de energia fixa conforme consumo.
ACL: Possibilidade de escolha de quantidade de energia a ser contratada de acordo com a demanda de cada empresa.

Como migrar do Ambiente Regulado para o Ambiente Livre

O ideal é você buscar uma empresa especialista nesse tipo de serviço, e que vai te acompanhar em todas as etapas, tendo em vista vários requisitos que a migração demanda.